DEZEMBRO, 02, DIA NACIONAL DO SAMBA!

Limiar de 1959, Fulgêncio Batista é destituído pelas forças revolucionárias comandadas por Fidel Castro, na famosa rendição da Baia dos Porcos. Desse dia em diante, Cuba não mais iria funcionar como o quintal das farras norte-americanas, pelo contrário, acabaria sendo isolada do mundo a partir do comando dos EUA, sofrendo privações por optar pelo regime comunista.
Pouco antes disso, a Bossa Nova brasileira acabara de nascer com a interpretação de Elizete Cardoso em Chega de Saudade; por essa época, nas rádios de Nova York e Washington, além do Jazz, do Blues e do Rock, a Salsa, o Merengue e outros ritmos cubanos complementavam a cena musical. Com o desfraldar da vitória de Fidel, imediatamente, duas ações emanaram da Casa Branca: o total varrimento de qualquer som oriundo da Ilha de Guantánamo das rádios em toda a terra de Tio Sam e a cruzada pela América do Sul da tal turma do Departamento de Estado a fim de se fundar várias ditaduras militares que servissem de escudo aos ecos comunistas que sopravam de Havana.
Com o hiato criado pela censura musical ao som cubano, e em função de muitas manobras de “boas vizinhanças”, de repente, 1962, lá vai a música brasileira – sintetizada pela Bossa Nova – ocupar o espaço forçosamente deixado pelo “Son” dos bambas agora Castrofiados. Fazia total sentido para os norte-americanos, pois a Bossa Nova derivava da mescla da rítmica do Samba brasileiro com a harmonia do Jazz nativo.
Para muitas cabeças não pensantes daqui, era o auge saber que a música brasileira entrara para o altar dos Quakers; para as poucas cabeças pensantes que aqui não se deslumbraram com o fato, seria a morte ao Samba. E mais do que rápido, sob a tutela do Senador Pedro Ernesto, trataram de instituir, pouco mais de um mês após o famoso concerto de João Gilberto no Carnegie Hall de Nova York, o Dia Nacional do Samba, a ser comemorado todo 2 de Dezembro, a partir de 1962. É confortante saber que, na história brasileira, pelo menos uma vez, algum político, de forma verdadeira, fez alguma coisa pela cultura musical deste país…Viva o Samba!!

P.S.: No próximo dia 02 de Dezembro de 2010, estarei, oficialmente, lançando no ar o site www.teroca.com.br, ocasião em que lanço, também, o meu segundo CD autoral, intitulado “Elos do Samba”, que conta com a participação interpreta- tiva de grandes bambas, como Monarco, Delcio Carvalho, Wilson Moreira, D.Ináh, Chapinha e outros grandes amigos e amigas que o samba me deu.
publicação original do Jornal Tribuna Impressa e portal Araraquara.com dia 25/11/2010