NOVEMBRO, 12, DIA NACIONAL DO SAMBA?

Desde 1962, em 02 de Dezembro – após o famoso show de João Gilberto no Carnegie Hall de Nova York, no qual a Bossa Nova acabara de ser intitulada a vertente musical brasileira preferida – se comemora o Dia Nacional do Samba. Na época, essa data servia para que as escolas de samba cariocas lançassem o samba de enredo do próximo carnaval; atualmente, quando o samba tradicional se desvinculou totalmente da escola de samba, o dia é comemorado com eventos puntuais no Rio de Janeiro, em São Paulo e outras localidades, organizados por sambistas autênticos, também extra-oficialmente desvinculados de suas escolas de samba de origem.
A pergunta título desta coluna não faria sentido então, já que temos uma data histórica para cultuar o samba, desde 2006, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade; no entanto, em 12 de Novembro, caprichosamente em dois anos seguidos – 1941 e 1942 – nasciam em solo carioca dois magníficos representantes do samba, respectivamente João Nogueira e Paulinho da Viola.
De personalidades completamente distintas, mas, contando com semelhante integridade a serviço da defesa, criação e divulgação da bandeira do samba, ambos são referências inquestionáveis quando o tema é a verdadeira raiz, semente e frutos da nossa cultura afro-brasileira. Por capricho do destino, ambos se vincularam ao final da década de 1960 à Portela, por desatenção do destino nunca fizeram samba em parceria, por trapaça do destino João se foi faz dez anos e Paulinho não faz um disco só de inéditas há mais que dez anos.
Da mesma forma que foram influenciados pelos bambas que sambavam pelas ondas do rádio na época em que cresceram – como Wilson Batista, Geraldo Pereira, Cartola, Nelson Cavaquinho – João e Paulinho influenciam e continuarão a influenciar aqueles que, com muita perseverança procuram(e quase nunca acham e escutam) registros sambísticos pelas ondas do rádio de hoje, já que a enorme maioria das emissoras não faz o menor esforço em divulgar a tradição, a renovação e a modernidade do samba.
E por falar em modernidade, ela nos presenteou com a internet, a qual pode fazer o papel das rádios omissas (aqui na cidade ainda temos a Rádio Uniara, com programa específico sobre o samba, e outras emissoras que misturam samba com pagode)…Sabendo procurar os sites correlatos, poderão parabenizar João e Paulinho, amanhã, 12 de Novembro, por mais um aniversário…
publicação original do Jornal Tribuna Impressa e portal Araraquara.com dia 11/11/2010